top of page
Buscar
  • Biofisio

Você sabe o que é a condromalacia patelar?




Por definição, a condromalácia significa amolecimento da cartilagem do osso denominado patela. Este osso fica bem na frente do joelho e é conhecido popularmente como a “bolacha do joelho”. O nome condromalácia vem da aglutinação de chondros (cartilagem) e malacea (amolecimento) do latim.



A cartilagem articular é o tecido que recobre todas as articulações do corpo e, como é rico em água e proteínas flexíveis como molas, conferindo-lhe a capacidade de absorver, transmitir e dispersar energia cinética. À medida que a articulação se move, a cartilagem ajuda a amortecer os ossos e permite que deslizem suavemente um contra o outro.



Durante o movimento de flexão e extensão, a patela desliza sobre uma espécie de trilho ou calha óssea do fêmur que chamamos de tróclea. Consequentemente, a cartilagem da patela é muito solicitada em movimentos como subir e descer escadas e agachar.

Hoje, a condromalácia patelar é considerada a principal causa de dor crônica anterior do joelho, por vezes referido como síndrome patelo-femoral, acometendo de 70 a 80% da população mundial, segundo última estimativa e, por este motivo continua sendo objeto de estudos pelo mundo todo.



Quando a condromalácia se inicia, a cartilagem da patela amolece e vai perdendo sua capacidade de absorver as forças as quais é submetida, levando a sobrecarga do osso logo abaixo, também chamado de subcondral, causando dor.


CAUSAS DA CONDROMALÁCIA PATELAR

Envelhecimento

O que é Condromalácia PatelarO amolecimento da cartilagem faz parte de nosso envelhecimento e imagens do desgaste da cartilagem da patela são muito frequentes em ressonâncias magnéticas de pessoas acima dos 30 anos. Em outras palavras: em algum momento da vida, todo mundo terá condromalacia em algum exame de imagem, mas nem todos terão sintomas. Por isso, o exame físico e o bom senso do medico especialista é fundamental no diagnóstico e tratamento.



Alterações anatômicas

Muito comum em pessoas que tem a chamada patela alta, ou seja, quando a patela encontra-se em uma altura acima do normal em seu trilho (tróclea). Nessas pessoas, o início da flexão faz com que a patela entre na tróclea sob pressão elevada, levando a sobrecarga na cartilagem.



A chamada tróclea rasa que, nada mais é que uma calha onde a patela desliza sem o seu sulco bem definido também leva ao aumento da pressão na cartilagem e, finalmente, a báscula da patela, tão presente nos laudos de tomografias e radiografias que, nada mais é que uma lateralização excessiva da patela, gerando sobrecarga na cartilagem lateral (de fora) da patela.



Esporte praticado

A condromalácia é uma lesão intimamente ligada ao que chamamos de desaceleração, ou movimento de frear. Isso ocorre quando, por exemplo, descemos escadas. Para desacelerarmos, contamos com um tipo de contração muscular chamada excêntrica, realizada pelo músculo anterior da coxa, ou quadríceps. Quando este músculo está fraco ou o padrão da contração é insuficiente, a cartilagem da patela começa a receber todo o impacto do movimento, amolecendo e fragmentando-se.



Lembrando que a contração excêntrica é fundamental no gesto esportivo da corrida, das danças e dos agachamentos que realizamos nos treinos de força na academia. Isso explica sua altíssima incidência em praticantes destas modalidades esportivas.

501 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reabilitação pós COVID-19 em Guarulhos

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser var

Janeiro Branco: A importância da saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebran

bottom of page