top of page
Buscar
  • Biofisio

Qual a importância da fisioterapia para a saúde e o bem-estar?

Fisioterapia é uma ciência da saúde que se aplica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Para desempenhar as atividades o fisioterapeuta precisa entender as estruturas e funções do corpo humano, por isso para atuação na área é necessário formação superior, muitas vezes acompanhada de uma especialização no segmento de atuação.


Segundo a WCHPT (Confederação Mundial de Fisioterapia), a Fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida. O seu principal interesse e objetivo é identificar e maximizar a qualidade de vida e de potencial de movimento de cada pessoa, dentro das áreas da promoção, prevenção, tratamento, intervenção, habilitação e reabilitação da saúde.


Na sociedade, o fisioterapeuta é visto como um profissional apto a evitar e a tratar lesões de pessoas de todas as idades. Mas na verdade a área é muito mais ampla e capaz de atender diversos quadros, sejam temporários ou crônicos. A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado, o qual varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada.


Quer saber mais sobre onde o profissional de fisioterapia pode atuar?


Quais os tipos de fisioterapia?


A formação, inicialmente, é uma só, mas há vários tipos de fisioterapia. A partir da graduação, o fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas que compreendem o atendimento, assistência, prevenção e reabilitação de pessoas. Muitos optam por uma especialização. Acesse o site do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) para outras informações: https://www.coffito.gov.br/nsite/


Acupuntura

A acupuntura é uma prática terapêutica baseada em tradições médicas orientais que estimulam pontos do corpo a fim de reduzir dores, tratar disfunções, prevenir doenças e promover mais bem-estar. Considerada um complemento da medicina moderna, é reconhecida, no Brasil, como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina. De acordo com as resoluções do Coffito 60/85, 97/88, 201/99 e 219/00, o profissional fisioterapeuta devidamente registrado está capacitado para exercer a acupuntura.

Fisioterapia do trabalho

Nas empresas, o fisioterapeuta pode contribuir com ações de prevenção, promoção e restauração da saúde do trabalhador, na esfera coletiva ou individual. O profissional pode ser integrado à equipe de saúde ocupacional para observar se há riscos à integridade dos trabalhadores, sistemas prejudiciais à saúde física e funcional, além de auxiliar no planejamento e implantação de ações educativas sobre acidentes de trabalho, doenças funcionais e ocupacionais.

Fisioterapia esportiva

No mundo dos esportes, seja amador ou profissional, para prevenir, minimizar os riscos ou, quando já ocorreu, tratar a lesão, é preciso um profissional devidamente capacitado para que o paciente retorne às atividades. A fisioterapia esportiva é exclusividade do profissional fisioterapeuta habilitado. Cabe a ele desenvolver e intervir na esfera de saúde, esporte e lazer, prevenindo, tratando e recuperando lesões, machucados ou funcionalidades dos sistemas corporais. O acompanhamento de fisioterapeutas em centros esportivos ou de treinamento de alta intensidade é fundamental, pois a negligência às lesões ou a má execução de exercícios podem causar danos severos à vida do atleta ou paciente.


Fisioterapia Pós Covid

Profissional em alta devido aos casos de Coronavírus e seus impactos no quadro respiratório de pacientes de todas as idades, o fisioterapeuta focado da área pneumofuncional atua na prevenção, recuperação e manutenção da saúde do sistema respiratório. Durante o tratamento, o profissional trata as disfunções no músculo esquelético (diafragma), no metabolismo muscular e na oxigenação sanguínea. Normalmente, o profissional especialista atua em hospitais, ambulatórios e centros de terapias intensivas (UTI), mas é possível que a ação clínica também necessite de intervenção fisioterápica focada no trato respiratório.


Neurofuncional



A atuação do profissional de fisioterapia no tratamento de doenças ou disfunções neurológicas é essencial. Nestes quadros, quanto mais rápido começar a intervenção, melhores os resultados e a progressão. Entre as condições assistidas pelos fisioterapeutas estão Acidente Vascular Encefálico (AVE); Autismo; Esclerose Múltipla; Distrofia Muscular de Duchenne; Mal de Alzheimer; Mal de Parkinson; Microcefalia; Síndrome de Down; Síndrome de Guillain-Barré, entre muitas outras.

Dia a dia com o paciente (seja ele adulto, criança ou idoso), o profissional vai estimulá-lo e habilitá-lo a manter suas atividades diárias, evitar o isolamento social, otimizar suas ações através da diminuição de dores e desconfortos, melhorar postura e tônus muscular, prevenir e tratar deformidades (congênitas ou adquiridas), se adaptar ao uso de órteses e próteses, se necessário, e evitar o agravamento de doenças.

Traumato-ortopédica

A fisioterapia traumato-ortopédica diagnóstica, acompanha, previne e trata as disfunções musculoesqueléticas, que podem ser causadas por lesões, traumatismos ou doenças ortopédicas. Essas ações e intervenções resultam em mais qualidade nas atividades diárias e específicas (como subir escadas e praticar esportes).

Existem outras atuações para a saúde e bem-estar do profissional de fisioterapia tanto em procedimentos cirúrgicos, como na prática de atividade física, dores articulares, entre outros. É indispensável buscar um profissional capacitado e especializado, pois isso será um fator decisivo para obter um bom tratamento. A importância da fisioterapia para a qualidade de vida não deixa dúvidas. Afinal, os profissionais da área contribuem consideravelmente para o bem-estar dos pacientes por meio de intervenções não farmacológicas e que melhoram dores, insônia, postura e doenças.




260 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reabilitação pós COVID-19 em Guarulhos

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser var

Janeiro Branco: A importância da saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebran

bottom of page