Tratamentos realizados na clínica

Auriculoterapia

Auriculoterapia é uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Também conhecida como Medicina Auricular, praticantes ao redor do mundo usam esta terapia para tratar dor, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados. Quer usado em conjunto com outro tratamento ou por si só, a auriculoterapia é frequentemente efetiva quando outros tratamentos falharam. Além de tudo o tratamento ainda  é seguro, não-invasivo e não possui nenhum efeito colateral conhecido

 

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil ela só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.

 

ABA 

ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada. A Análise do Comportamento em si é uma linha teórica da psicologia, assim como a Psicanálise, Psicologia Cognitiva ou Psicodrama. Cada linha teórica trabalha de uma maneira diferente. No caso da Análise do Comportamento, trabalhamos com comportamentos que podem ser observados e modificados. Basicamente, trabalhamos com os eventos antecedentes e consequentes do comportamento na modificação do mesmo. No caso de uma criança que morde outra, por exemplo, podemos avaliar: em quais situações isso ocorre, em quais horários, quais crianças são as principais “vítimas”, qual a reação das crianças e dos adultos que estão naquele ambiente, se ela tem acesso a algum brinquedo após a mordida, enfim, uma série de variáveis podem ser avaliadas e algumas modificadas. A Análise do Comportamento Aplicada se popularizou na clínica como Terapia ABA (ABA Therapy), mas cientificamente, seria mais correto dizer intervenções em ABA (intervenções em Análise do Comportamento Aplicada).

 

Fisioterapia Neurológica

A Fisioterapia neurológica consiste em habilitar os indivíduos com lesões no sistema nervoso a desempenhar suas atividades da vida diária da melhor forma possível. Ajuda o indivíduo com deficiência motora a readquirir seu desempenho físico fundamental para sua independência. . 0 fisioterapeuta neuro funcional tem a responsabilidade de avaliar o paciente, dar o diagnóstico cinético funcional, prescrever o tratamento e realizá-lo.

 

Fisioterapia Ortopédica

A Fisioterapia ortopédica é uma das áreas da fisioterapia que  foca na recuperação ou prevenção de lesões e doenças que afetam os músculos, ossos e ligamentos do corpo, resultantes de traumas e/ou fraturas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos e patologias ortopédicas. 
São utilizados recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes. 

 

Fisioterapia Urogenicológica

A fisioterapia uroginecológica é uma especialidade da fisioterapia que tem como objetivo tratar várias alterações relacionadas ao assoalho pélvico, como incontinência urinária, fecal, disfunção sexual e prolapsos genitais, por exemplo, melhorando a qualidade de vida e o desempenho sexual.

Os músculos que constituem o assoalho pélvico têm como objetivo controlar a urina e as fezes e sustentar vários órgãos, mas devido ao envelhecimento, doenças, cirurgias ou partos múltiplos, os músculos perdem força e resultam em vários problemas que podem ser bastantes desconfortáveis e, até mesmo, limitantes. Dessa forma, a fisioterapia ginecológica é realizada para fortalecer esses músculos e tratar essas alterações.

A fisioterapia uroginecológica pode ser feita com o auxílio de vários recursos de acordo com o objetivo do tratamento, podendo ser utilizada eletroestimulação, biofeedback ou exercícios específicos.

 

Fonoaudiólogia

A Fonoaudiologia e a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração)  Fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que estuda a voz, audição e motricidade oral. É responsável pela promoção de saúde, prevenção, avaliação, terapia, diagnóstico e tratamento de aspectos fonoaudiológicos e alterações que interfiram na comunicação,  problemas de dicção e gagueira, entre outros.Tratamos, também, os casos de disfagia, um distúrbio da deglutição que pode comprometer o status nutricional, a saúde pulmonar e o prazer alimentar.

 

Musicoterapia

O musicoterapeuta usa a música e seus elementos – som, ritmo, melodia e harmonia – para a reabilitação física, mental e social de indivíduos. Alguns dos objetivos terapêuticos mais relevantes consistem em facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão e organização. O musicoterapeuta atende a necessidades específicas de cada pessoa, quer sejam físicas, emocionais, mentais, sociais ou cognitivas, baseando-se em evidências científicas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento de doenças.

Nutricionista

O nutricionista elabora planos alimentares para indivíduos ou grupos de indivíduos a partir de um diagnóstico nutricional. O atendimento clínico é realizado individualmente. O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular. O nutricionista solicita exames bioquímicos, como exames de sangue e urina, para complementar sua análise. Além disso, o nutricionista faz uma série de perguntas ao paciente para investigar o histórico familiar de doenças, seus hábitos alimentares e qual é o seu estilo de vida (se costuma se exercitar, se trabalha em escritório, se o trabalho exige força física, etc.).

 
 

Pediasuit

O Protocolo PediaSuit - Trata-se de um recurso para tratamento intensivo, que mescla exercícios com o uso de um macacão terapêutico ortopédico para promover um ajuste biomecânico no paciente com sequelas neurossensoriomotoras, apresenta resultados mais rápidos.

A terapia com o macacão terapêutico ortopédico, combinada com a terapia intensiva, consiste em um programa de 80 horas de tratamento realizadas em 4 semanas, seguidas de 2 semanas de terapia de manutenção, sendo que esse ciclo deverá ser repetido de acordo com a necessidade de cada paciente.

O programa combina terapia intensiva, terapia ocupacional e fonoaudiologia (em sua devida área de atuação) podendo de acordo com a necessidade de cada paciente, aliar nas horas da terapia de manutenção, demais tratamentos de reabilitação, que serão indicados conforme cada especificidade.

Em um programa de terapia regular seriam necessários mais de 6 meses para a criança completar 80 horas de terapia. Por esta razão, com o protocolo intensivo, os resultados podem ser vistos precocemente.

Quais são as indicações e os benefícios do Protocolo PediaSuit?

A utilização do macacão associado a fisioterapia intensiva (terapia intensiva) tem tido muitos resultados positivos, sendo benéfico então para crianças com diversos tipos de diagnósticos, como:

– Paralisia Cerebral;

– Atraso do Desenvolvimento Motor;

– Síndrome de Down;

– Deficiências ortopédicas e neurológicas;

– Hipotonia;

– Autismo;

– Acidente Vascular Encefálico, entre outros.
Os benefícios também são vários, como:

– Melhora do alinhamento corporal;

– Melhora da densidade óssea;

– Melhora do tônus muscular;

– Diminuição das contrações;

– Auxilia a correção do padrão de marcha;

– Melhora o equilíbrio;

– Melhora a coordenação;

– Melhora a consciência corporal, entre outros.

 

Pilates

Pilates é um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. A maioria dos exercícios é executada com a pessoa deitada. É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral 

O Pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução.

Além disso, o Pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.

Os exercícios do Pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.

Não é à toa que o Pilates é conhecido como um método completo.

 

RPG

RPG consiste em um método fisioterapêutico cuja finalidade é corrigir problemas de postura através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular. A sigla RPG significa Reeducação Postural Global.

As técnicas foram desenvolvidas na França, no início da década de 1980, pelo terapeuta Philippe Souchard. Após vários anos de estudos e pesquisas foi elaborado um método fisioterapêutico de correção postural, trabalhando o paciente de forma global.

A RPG tem o objetivo de prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações posturais, recorrendo a posturas terapêuticas que relaxam as cadeias musculares encurtadas por alguma lesão ou por se manterem estáticas, amenizando dores cervicais e lombares.

Através da RPG, o paciente beneficia ainda do fortalecimento do tônus postural, da eliminação de tensões acumuladas por problemas emocionais, do alívio de problemas pulmonares, entre outros.

Assim, a RPG pode ser utilizada no tratamento de dores e problemas na coluna (lombalgia, cervicalgia, escoliose, hérnia de disco), lesões articulares, retrações musculares, limitações articulares, doenças neurológicas que causam rigidez muscular e ainda doenças respiratórias.

As posturas de RPG são orientadas por um fisioterapeuta, através de um tratamento individual e não tem restrições de idade, sendo indicado a pessoas de qualquer faixa etária.

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos. É uma área que tem intervenção voltada para a pessoa e seu grupo social. O objetivo é ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia e participação, considerando recursos e necessidades de acordo com o momento e lugar, estimulando condições de bem-estar e autonomia. Por meio do fazer afetivo, relacional, material e produtivo o profissional contribui com os processos de produção de vida e saúde. 

 
 

Integração Sensorial

Integração sensorial é sobre como o nosso cérebro recebe e processa informações sensoriais para que possamos fazer as coisas que precisamos fazer em nossa vida cotidiana.

As diferentes partes do nosso corpo que recebem informações sensoriais do nosso ambiente (como a nossa pele, olhos e ouvidos) enviam essas informações para o nosso cérebro. Nosso cérebro interpreta a informação que recebe, compara-a a outras informações que entram, bem como a informações armazenadas em nossa memória e, em seguida, o cérebro usa todas essas informações para nos ajudar a responder ao nosso ambiente. Portanto, a integração sensorial é importante em todas as coisas que precisamos fazer (como se vestir, comer, socializar, aprender e trabalhar).

 

Atendemos: Plano de Saúde ou Particular!

Entre em contato:

(11) 2382-3003 / (11) 2468-1675

Horário de atendimento: (Seg a Sex) 07:30hs as 19:30hs

Guarulhos - SP

fisioterapia guarulhos acupuntura guarulhos auriculoterapia guarulhos aba guarulhos fonoaudióloga guarulhos musicoterapia guarulhos nutricionista guarulhos pediasuit guarulhos pilates guarulhos rpg Guarulhos terapia ocupacional guarulhos integração sensorial guarulhos /fisioterapia  particular fisioterapia plano saúde fisioterapia particular biofisio guarulhos pediasuit Particular fisioterapia guarulhos centro / 

©2019 by Biofisio. RPC