top of page
Buscar
  • Biofisio

SAIBA COMO UTILIZAR A RPG NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DISCAL



A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapêutico, desenvolvido por Philippe Souchard em 1980 que emprega posturas de correções ativas no processo de reorganização postural. Por sua eficiência, a RPG também pode ser usada no tratamento da hérnia discal.

É um método qualitativo, de aplicação personalizada, voltado para a individualidade do paciente e seu processo de consciência corporal. A RPG revaloriza a função muscular estática, fornecendo-lhe a mesma importância que a função dinâmica, tratando-as como funções complementares.

A essência da RPG é baseada em estímulos proprioceptivos que acionam o sistema de coordenação tônica postural, redimensionando o esquema corporal do indivíduo através de tensões progressivas no sistema musculoesquelético.

As posturas são realizadas de forma ativa, o corpo é colocado em tensão máxima para que possam ser identificados quais as tensões e como essas se relacionam.

A partir dessa análise é que ocorre a intervenção, através dos ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos corporais, ocorre uma reorganização da fibra muscular mantendo o equilíbrio mecânico postural. Deste modo proporciona a liberação de fáscias e tecido conjuntivo.

A RPG é utilizada para a prevenção e tratamento de disfunções posturais, dores lombares, cervicais, por isso a utilização da RPG no tratamento da hérnia discal, pois ela contribui tanto no alívio de dores como também na funcionalidade do indivíduo e conseqüentemente em sua qualidade de vida.

A hérnia discal é formada inicialmente pela presença de fissuras no anel fibroso, onde o conteúdo gelatinoso do núcleo se infiltra. Nesse processo, pode ocorrer desde a protrusão (abaulamento do disco) à extrusão (rompimento do disco com extravasamento do núcleo para o canal medular).

Atualmente tem crescido bastante a busca por tratamentos para as hérnias discais. A configuração social da vida contemporânea, o corre-corre, o stress, estilo de vida, o tempo dedicado a tecnologias nos mantendo em más posturas permanecendo grande parte do tempo sentados em frente ao computador vem gerando sobrecargas na coluna e conseqüentemente disfunções posturais, acometendo cada vez mais as pessoas.

A hérnia discal é multifatorial e pode estar associada a estes fatores já citados e a aspectos como: herança genética, envelhecimento natural do disco, sedentarismo, entre outros.

Os sintomas mais comuns de herniações estão associados ao processo inflamatório. Dentre eles dor intensa, dores irradiadas, parestesias, fraqueza muscular, rigidez e hipomobilidade, em caso de hérnia cervical podem apresentar sintomas como: rigidez na nuca, enxaqueca, náuseas, dores irradias para membros superiores. Em alguns casos, a hérnia pode ser assintomática.

O tratamento da hérnia discal tem por finalidade o alívio da dor, melhora do desempenho funcional do paciente e conseqüentemente sua qualidade de vida. Envolve uma equipe interdisciplinar, médico, fisioterapeuta, educador físico, enfermeiro, psicóloga, tendo como proposta aliviar a dor. O tratamento pode ser cirúrgico em alguns casos, pode ocorrer através da terapia medicamentosa e através de recursos terapêuticos.

A fisioterapia tem diversos recursos terapêuticos que auxiliam na promoção do alívio sintomático da dor e na reabilitação destes pacientes.

Dentre os recursos terapêuticos que vem contribuindo para o bom prognóstico do paciente com hérnia discal, destacamos a Reeducação Postural Global (RPG), que tem sido muito utilizada para o tratamento de alterações posturais e disfunções na coluna vertebral.

A RPG através dos mecanismos de tração progressiva enfatiza as cadeias musculares em tensão que bloqueiam o indivíduo em posturas de desequilíbrios. Ao alongar essas cadeias e ao promover o aumento de espaços intervertebrais o terapeuta consegue diminuir a compressão neural, o processo inflamatório e conseqüentemente o quadro álgico do paciente.

Aqui na Biofisio realizamos este tipo de procedimento e temos outros protocolos de atendimento para diminuição da dor.

Entre em contato conosco:

Tel: (11)2382-3003 / (11)2382-3008

Whatsapp: (11)94722-9484

Endereço: Av. Esperança, 727. Centro de Guarulhos - SP

Facebook: Biofisio Guarulhos

Instagram: Biofisio.Clinica

4.072 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reabilitação pós COVID-19 em Guarulhos

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser var

Janeiro Branco: A importância da saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebran

bottom of page