top of page
Buscar
  • Biofisio

Musicoterapia para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)


O que é musicoterapia?

É uma especialidade da área da saúde, no qual se usa elementos sonoro-musicais para reabilitação e bem estar dos pacientes.

O que é TEA (Transtorno do Espectro Autista)?

Refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas.

Mas enfim quais os efeitos da musicoterapia na vida das pessoas com Espectro Autista?

Atualmente, com o avanço dos estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista)é possível destacar a música como um recurso eficaz em seu tratamento. A musicoterapia vem crescendo bastante, já que o objetivo principal é criar através da musica uma janela de comunicação social.

Nos últimos anos, muitos estudos em neurociências têm buscado compreender como o sistema nervoso está estruturado, como funciona em pessoas com desenvolvimento global típico e atípico, e como este sistema nervoso processa a música. A integração destes conhecimentos na prática clínica musicoterapêutica pode fornecer novas explicações sobre o modo pelo qual o uso terapêutico da música promove melhoras da saúde, bem como subsidiar o desenvolvimento de novas abordagens clínicas de tratamento, avaliação diagnóstica e avaliação do processo terapêutico. A musicoterapia auxilia na melhora da comunicação verbal e não-verbal e na interação social de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

A música ou outras formas de manifestações do ser, não se limitam somente aos aspectos motrizes e linguísticos em sua execução, mas proporcionam movimentos de doação e de acolhimento, expressões com trocas afetivas de qualidade emocional.

A exploração musical desperta sensações belíssimas de forma a proporcionar afeto, aconchego, sentir o outro. Geralmente o autista se isola, não demonstra afetividade e a musicoterapia busca conhecer esse lado da criança, trabalha esse contato com o outro e estimula as suas habilidades, além de diminuir o estresse, ajudar a se expressar, auxiliar na comunicação, na criatividade, socialização, diminuição da hiperatividade e no desenvolvimento cognitivo.

544 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reabilitação pós COVID-19 em Guarulhos

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser var

Janeiro Branco: A importância da saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebran

bottom of page