top of page
Buscar
  • Biofisio

MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO USO EXCESSIVO DO CELULAR



Você sabe o que é Nomofobia?

Nomofobia é o nome que se dá para as pessoas que são viciadas em celular. Esse vicio faz com que os celulares precisem estar em mãos a todo o momento. A maioria das pessoas não notam o quanto estão utilizando o aparelho e só percebem a dependência no último estágio. Apesar de parecer inofensivo, o objeto que faz parte da vida dos brasileiros pode estar causando diversas complicações que serão vistos agora ou a longo prazo.


Conheça os 6 principais problemas causados pelo uso excessivo do celular:

1) Problemas psicológicos:

Devido problemas no cotiado, algumas pessoas deixam de viver a realidade para se prender ao mundo virtual. Começam a ficar refém de tudo que está relacionado com o mundo digital e de sua interação dentro dele, como curtidas e comentários. Esse escape para não se sentirem sozinhas podem causar dependência, depressão e ansiedade.


2) Insônia ou distúrbios do sono:

As luzes e os sons emitidos pelos celulares minutos antes de dormir ou durante o sono podem deixar o corpo em estado de alerta. Isso não permite que o usuário desligue por completo e atrapalha uma boa noite de descanso.


3) Estética:

Além de problemas psicológicos, usar celular por um longo tempo pode trazer algumas alterações físicas. Ficar com o pescoço para frente e inclinado para baixo, podem alterar os contornos do rosto e proporcionar a perda de elasticidade. Isso pode aumentar a probabilidade de criar rugas e papadas (gordura no queixo).


4) Complicações oculares:

Por causa das letras pequenas e o uso do aparelho no escuro, os celulares podem causar problemas de visão, muitas vezes gerando a necessidade de usar óculos. Outra preocupação é o excesso de luz e foco, que podem causar secura e inflamações.


5) Infecções:

O celular é utilizado por todas as pessoas nos mais diversos lugares, como locais públicos, hospitais e banheiros. Esse fator faz com que o celular seja um grande acumulador de micróbios e bactérias. Por causa disso, ele pode ser um grande disseminador de doenças e infecções.


6) Problemas de postura:

Quando mexemos nos aparelhos celulares temos o costume de inclinar o pescoço para frente e não prestar atenção na nossa postura. Essas posições erradas podem causar dores no pescoço, nos ombros e até mesmo dores de cabeça. Caso não mude essa atitude, problemas mais graves podem surgir como uma doença chamada nevralgia (dor nos nervos).

440 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reabilitação pós COVID-19 em Guarulhos

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser var

Janeiro Branco: A importância da saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebran

bottom of page