top of page
Buscar
  • Biofisio

Dor no ombro: o que pode ser?










A dor no ombro pode ser originada por causas traumáticas e não traumáticas. Entre as causas não traumáticas, a bursite e a tendinite do ombro são provavelmente as mais frequentes. No entanto, podemos identificar diversas patologias capazes de provocar dor no ombro. O síndrome do ombro doloroso é considerado uma entidade clínica abrangente, pois engloba uma série de patologias (doenças) de etiologia diferente.

Tratamento na dor no ombro

Após a determinação da causa ou etiologia da dor com recurso a exames adequados, o médico especialista de ombro deve estabelecer um programa de tratamento. O tratamento conservador através de fisioterapia adequada permite resolver a maioria das situações de uma forma natural, não invasiva. É muito importante para diminuir a dor, que é o sintoma que usualmente leva o paciente a procurar a ajuda médica.

A fisioterapia no ombro utiliza diversos métodos e técnicas terapêuticas que têm como objetivos:

aliviar a dor;

controlar a inflamação;

promover a melhor recuperação do tendão;

evitar retrações da cápsula articular;

equilibrar os músculos que intervém na mobilização do ombro;

corrigir os movimentos incorretos do ombro;

retomar / aumentar a funcionalidade do paciente.

Para diminuir a sobrecarga tendinosa a nível da articulação do ombro o tratamento fisioterapêutico deve incluir uma série de técnicas de mobilização e de reforço muscular que visam restabelecer a harmonia dos movimentos do ombro, sobretudo se no exame clínico se encontraram défices de mobilidade e/ou de força muscular.

É fundamental que se contrarie a elevação anómala da cabeça do úmero nos diversos movimentos do braço, ou seja, que se trabalhe a recentragem da cabeça umeral na omoplata, incluindo com exercícios (sempre adequados a cada caso) que globalmente reforcem os músculos centradores e abaixadores da cabeça umeral (músculos da coifa dos rotadores e músculos grande dorsal e grande peitoral).

É também essencial que se contrarie o desvio da omoplata para o lado, sobretudo na elevação do braço, igualmente com exercícios de reforço muscular (específicos para cada quadro) que de forma global promovam a estabilização da omoplata (músculos serreado anterior e trapézio)


Entre em contato conosco:

Tel: (11)2382-3003 / (11)2382-3008

Whatsapp: (11)94722-9484

Endereço: Av. Esperança, 727. Centro de Guarulhos - SP

Facebook: Biofisio Guarulhos

Instagram: Biofisio.Clinica

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reabilitação pós COVID-19 em Guarulhos

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser var

Janeiro Branco: A importância da saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebran

bottom of page