A dor no ombro pode ser originada por causas traumáticas e não traumáticas. Entre as causas não traumáticas, a bursite e a tendinite do ombro são provavelmente as mais frequentes. No entanto, podemos identificar diversas patologias capazes de provocar dor no ombro. O síndrome do ombro doloroso é considerado uma entidade clínica abrangente, pois engloba uma série de patologias (doenças) de etiologia diferente.
Tratamento na dor no ombro
Após a determinação da causa ou etiologia da dor com recurso a exames adequados, o médico especialista de ombro deve estabelecer um programa de tratamento. O tratamento conservador através de fisioterapia adequada permite resolver a maioria das situações de uma forma natural, não invasiva. É muito importante para diminuir a dor, que é o sintoma que usualmente leva o paciente a procurar a ajuda médica.
A fisioterapia no ombro utiliza diversos métodos e técnicas terapêuticas que têm como objetivos:
aliviar a dor;
controlar a inflamação;
promover a melhor recuperação do tendão;
evitar retrações da cápsula articular;
equilibrar os músculos que intervém na mobilização do ombro;
corrigir os movimentos incorretos do ombro;
retomar / aumentar a funcionalidade do paciente.
Para diminuir a sobrecarga tendinosa a nível da articulação do ombro o tratamento fisioterapêutico deve incluir uma série de técnicas de mobilização e de reforço muscular que visam restabelecer a harmonia dos movimentos do ombro, sobretudo se no exame clínico se encontraram défices de mobilidade e/ou de força muscular.
É fundamental que se contrarie a elevação anómala da cabeça do úmero nos diversos movimentos do braço, ou seja, que se trabalhe a recentragem da cabeça umeral na omoplata, incluindo com exercícios (sempre adequados a cada caso) que globalmente reforcem os músculos centradores e abaixadores da cabeça umeral (músculos da coifa dos rotadores e músculos grande dorsal e grande peitoral).
É também essencial que se contrarie o desvio da omoplata para o lado, sobretudo na elevação do braço, igualmente com exercícios de reforço muscular (específicos para cada quadro) que de forma global promovam a estabilização da omoplata (músculos serreado anterior e trapézio)
Entre em contato conosco:
Tel: (11)2382-3003 / (11)2382-3008
Whatsapp: (11)94722-9484
Endereço: Av. Esperança, 727. Centro de Guarulhos - SP
Facebook: Biofisio Guarulhos
Instagram: Biofisio.Clinica
Comentários