top of page
Buscar
  • Biofisio

A importância da aplicação na Terapia ABA


As evidências demonstram que uma intervenção não é eficaz se não for suficientemente intensiva, de modo que são necessárias muitas horas de aplicação destes programas de ensino. Em geral, isto é feito por um aplicador, que pode ser, ou não, um terapeuta formado (isto não altera a eficiência). O importante é que ele tenha sido treinado para a aplicação desses programas. Esta aplicação será supervisionada pelo Analista do Comportamento, que irá avaliar continuamente o desenvolvimento da criança, propondo mudanças e avanços nos objetivos e estratégias de ensino.


Uma das principais ferramentas para desenvolver uma pessoa no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA). De crianças à adultos, a terapia ABA contribui para melhorar comportamentos socialmente importantes e, assim, permitir àquele que está no espectro ter suas habilidades aperfeiçoadas, bem como manejar suas limitações, contribuindo com seu desenvolvimento e independência.


Suas técnicas possibilitam ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social, procurando reduzir por meio de práticas de repetição e esforço comportamentos negativos que possam causar danos ou interferir no processo de aprendizagem podendo auxiliar no aperfeiçoamento de habilidades básicas, como olhar, ouvir e imitar, ou complexas, como ler, conversar e interagir com o outro.

1.180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reabilitação pós COVID-19 em Guarulhos

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser var

Janeiro Branco: A importância da saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebran

bottom of page