top of page
Buscar
  • Biofisio

15 de setembro é o dia do Musicoterapeuta

Saiba mais sobre a musicoterapia e seus benefícios!

Hoje, 15 de setembro é o dia do Musicoterapeuta. Você sabe o que é musicoterapia e a sua importância nos dias atuais?

Essa profissão vem ajudando pessoas no mundo todo a ter uma melhor qualidade de vida e vamos te explicar o motivo. Vem com a gente comemorar essa data tão especial!

O que é a Musicoterapia?

De acordo com a Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Therapy)

“A Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento”

Estudos já mostraram que a música pode oferecer efeitos positivos no cérebro e um dentre eles está a liberação da dopamina, também conhecida como "hormônio do prazer". O Musicoterapeuta é um profissional que trabalha sob essa ótica do bem estar e visa a promoção de saúde.

O musicoterapeuta emprega instrumentos musicais, o corpo, a voz e demais sons com a intenção de estabelecer canais de comunicação com seus pacientes

Benefícios da Musicoterapia:

A musicoterapia estimula o bom humor, aumenta a disposição e consequentemente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão e além disso ainda:

· Melhora a expressão corporal;

· Aumenta a capacidade respiratória;

· Estimula a coordenação motora;

· Estimula a comunicação Verbal

· Estimula a comunicação musical entre outros.

Indicações para Musicoterapia

Pessoas em geral podem ter acompanhamento de um musicoterapeuta. Em outras palavras, a terapia pode beneficiar qualquer pessoa que tenha como objetivo a melhora do estilo de vida.

Também é indicado para pessoas com Deficiência Intelectual ou dificuldades na motricidade, Alzheimer, Síndrome de Down, PC (paralisia Cerebral), TEA (transtorno do Espectro Autista) entre outros. Os pacientes que são acompanhados pelos Musicoterapeutas mostram resultados visíveis e satisfatórios desde as primeiras sessões.

Sendo assim, além de promover a melhora na qualidade de vida, também proporciona uma evolução no processo individual de cada paciente.

935 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reabilitação pós COVID-19 em Guarulhos

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser var

Janeiro Branco: A importância da saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebran

bottom of page