Buscar
  • Biofisio

Janeiro Branco: A importância da saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebrando os tabus sobre este assunto e promovendo a todos os indivíduos um conhecimento mais amplo sobre a saúde da mente.

No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Bem-Estar (NHWS, na sigla em inglês) da Kantar Health mostram que 34% dos entrevistados sofrem de alguma condição psiquiátrica, como depressão e ansiedade.

Cada vez mais pessoas têm sofrido com esses males da sociedade moderna, pois esta produz uma condição de vida que é prejudicial à mente. Muitas responsabilidades, correria, metas, cobranças e pressão na vida social são situações que têm afetado a saúde mental das pessoas.


Por que o nome “janeiro branco”?

O mês de janeiro foi escolhido porque traz uma sensação de novidade, é quando as pessoas têm o sentimento de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida.

Além disso, muitas pessoas passam as festas do fim de ano com problemas, e janeiro é um momento em que elas estão fragilizadas. Por isso, esse momento é ideal para orientar a busca por ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

A cor branca foi escolhida para representar a vida como um “papel em branco”, no qual podemos escrever uma nova história para a nossa saúde mental.


Qual a importância da saúde mental?

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, pois uma depende da outra e uma afeta diretamente a outra.

Para que a pessoa tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais, é essencial estar saudável mentalmente. As doenças da mente afetam a produtividade e causam desânimo, falta de vontade e cansaço extremo.

Além disso, a saúde mental contribui para uma vida mais feliz e para um corpo mais saudável. A qualidade emocional tem ligação direta com a saúde física, ou seja, uma pessoa que está com uma condição mental afetada, também apresenta problemas físicos. Por exemplo: falta de vitaminas, dores pelo corpo, cansaço extremo, falta ou excesso de apetite e muitos outros sinais de que algo está errado.


Conclusão

Todo transtorno mental precisa de atenção, cuidado e tratamento. A saúde mental é essencial para um corpo saudável e uma vida completa e feliz. Ninguém está imune às doenças que afetam a mente, por isso, é importante manter-se atento e ao qualquer sinal de um transtorno, procurar ajuda profissional.


Enfim... você já entendeu quais são os principais intuitos do Janeiro Branco mas como redesenha o nosso novo começo? Essa é uma boa pergunta né, então vou te dar algumas dicas... 

A campanha Janeiro branco sugere que, neste início de ano, todos nós tomemos algumas medidas em prol de nossa saúde mental:


Refletir: com a chegada do ano novo, será que você está pronto para se tornar uma nova pessoa? Então, aproveite o momento de reflexão para pensar no que você pode mudar na sua vida para ser mais feliz.

Aceitar os ciclos: assim como os anos que iniciam e acabam, a vida também é feita de ciclos. Portanto, entenda que, se você estiver num mau momento, ele vai passar. E uma próxima etapa, de reconstrução e alegrias chegará. Então aproveite para se preparar para o próximo ciclo que vai começar!

Preparar-se para agir: o hábito de meditar e refletir sobre o que está acontecendo com você é essencial para conquistar o estado mental que você deseja. Sendo assim, o que você pode fazer, que pensamentos pode ter, que possam levar você a ter uma vida mais saudável e feliz?


Mente saudável, vida feliz! #EUSOUJANEIROBRANCO


Mais informações, acesse janeirobranco.com.br.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reabilitação pós COVID-19 em Guarulhos

A Covid-19 acarretou uma crise na saúde sem precedentes em nível mundial, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e óbitos. O sistema respiratório é o mais afetado e os sintomas podem ser var